Um dia em conversa com uma amiga, eu comentava que devia ser incrível abrir a janela de uma sala e só ver o mar. O mar imenso e infinito mesmo à minha frente como se fosse um quadro numa parede. Ela concordou – quem não? – mas acrescentou uma ideia que nunca me esqueci. Disse-me que ao mesmo tempo sentia que o mar podia ser uma paisagem muito estática porque as cores das estações e as suas manifestações não são tão notórias. Na altura não me fez muito sentido mas mais tarde compreendi o que me disse e o impacto dessa ideia.
Chegou o Outono! Com ele vieram os dias mais curtos, mais frios e escuros. Começamos a sentir timidamente que o Inverno se aproxima e que o Verão ficou para trás. A rotina instala-se, ficamos mais em casa, trocamos as sandálias pelas botas, preferimos outro tipo de programas e atividades e, muitas vezes, instala-se um sentimento meio tristonho que não sabemos explicar – não é mais do que a diminuição de serotonina no nosso cérebro.
Quando olhamos pela janela de casa conseguimos sentir exatamente o que esta minha amiga me descreveu. A paisagem muda. As cores tornam-se mais castanhas e alaranjadas, a luz é mais amarela, as folhas caem e as árvores ficam despidas. Os sons também são outros. As folhas estalam sob os nossos pés, há menos euforia nas vozes e o vento e a chuva trazem uma banda sonora diferente. Estas transformações podem parecer-nos nostálgicas mas, no entanto, representam exatamente o oposto. São a alegoria perfeita para a oportunidade de começar de novo!
Quando vemos o pôr do sol, sentimos essa mesma nostalgia mas também existe uma esperança diferente porque sabemos que isso significa que se fechou um dia mas que outro, novo, está prestes a iniciar-se e que podemos fazer dele o que quisermos. O Outono é a representação perfeita de que o mundo e a vida estão em constante mudança. As folhas caem mas, em breve, vão voltar a nascer e potencialmente mais fortes e bonitas do que as anteriores. Uma mudança é sempre positiva quando é encarada como uma oportunidade. Retira-nos de uma zona de conforto, faz-nos pensar e agir e dá-nos a oportunidade de começar de novo e ser diferentes. Ser melhores!
Dizia Heráclito que nada é permanente salvo a mudança. Só mudando é que evoluímos e nos tornamos naquilo que queremos ser. O Outono é precisamente uma oportunidade. Representa o momento certo para parar e começar tudo de novo com uma esperança renovada.
Comece esta estação com o pé direito e a esperança renovada. Eu estou aqui para ajudar neste novo caminho.