
"A ÚNICA MANEIRA DE TERES SENSAÇÕES NOVAS
É CONSTRUÍRES-TE UMA ALMA NOVA."
(Fernando Pessoa)
CONSULTAS
PSICOLOGIA E COACHING
Quando nos encontramos pela primeira vez com alguém com quem vamos construir uma relação interpessoal queremos naturalmente conhece-la melhor, saber quem são e o que fazem. Quando recebo um paciente pela primeira vez procuro igualmente conhece-lo, compreender os motivos que o levam a vir até mim, quais as suas expectativas e objectivos tanto para com a minha consulta como para com eles próprios.
Recolho o máximo de dados sobre quem são e como se organiza a sua vida, em termos profissionais, familiares, logísticos e emocionais. Exploro como se sentem, como se vêem e como lidam com as principais dificuldades que encontram no seu dia-a-dia.
O que procuro proporcionar às pessoas que acompanho é um espaço acolhedor e seguro onde podem parar, respirar e focar-se nelas e naquilo que precisam para si mesmas. Refletimos juntas sobre o que sentem, quando e como sentem, as suas vidas, os seus medos, sonhos e ambições e, depois, em conjunto delineamos um plano de mudança, com objectivos, estratégias e etapas e pomo-lo em prática. É também importante pensarmos em conjunto sobre as competências que possuem e os handicaps a serem trabalhados e explorados como oportunidade de progressão.
Tendo em conta estes objectivos acordamos a periodicidade das sessões e delineamos em conjunto, um plano com estratégias e etapas para o alcance dos objectivos estabelecidos.
Costumo dizer que eu participo, acompanho e intervenho em todo o processo mas o verdadeiro trabalho é das pessoas e do compromisso que constroem consigo mesmas.
O MEU MÉTODO
11º Consulta
Na primeira sessão procuro conhecer o meu paciente e os motivos que o levaram a vir até mim para assim definirmos objectivos. É uma sessão introdutória e tende a alargar-se mais do que as consultas seguintes.
2Seguimentos
Nas consultas de seguimento trabalhamos de forma contínua a prossecução dos objectivos estabelecidos.
"Não estudava desde o ensino secundário. Achava que era mãe a tempo inteiro e isso chegava mas estava sempre a pôr-me em segundo plano e a anular-me. A Dra. Catarina fez-me começar de novo e ter coragem. Aos 37 anos regressei à universidade!"
I. C. 37 anos
"Não gostava de quem eu era e menos ainda do meu corpo. Tinha vergonha e complexos. Sentia-me inferior mas sem forças para mudar. Nas consultas encontrei a motivação e o apoio. Senti que já não estava a lutar sozinha e que, por isso, tinha uma responsabilidade acrescida."
V.M. 33 anos
Catarina Pereira Coutinho © 2020
Website by Inês Teixeira-Botelho