Return to site

Ser feliz é uma escolha

July 4, 2017

Andamos sempre todos à procura de ser “felizes”. Mas um dia. Nunca é hoje. Nessa busca consideramos sempre que a felicidade é um estado apenas alcançado no futuro. Não muito próximo e sempre cheio de condicionais.

Na verdade ser feliz é uma escolha de vida. Nunca teremos todos os motivos para nos sentirmos 100% felizes. Haverá sempre qualquer coisa que falta ou que podia ser melhor... Não fossemos nós o ser mais eternamente insatisfeito à face da terra.

A insatisfação não é de todo um defeito ou, pelo menos, não deve ser apenas vista segundo essa perspectiva redutora. A insatisfação é também uma mola para nos fazer avançar. Sempre que estamos insatisfeitos sentimo-nos impelidos a mudar alguma coisa e é precisamente por essas pequenas mudanças que o mundo e humanidade avançam.

Neste sentido ser insatisfeito é bom se a nossa escolha for ser feliz. Podemos sempre progredir, melhorar e mudar. Teremos sempre acontecimentos menos bons e alguns claramente tristes mas a forma como os encaramos deve ser determinada pela nossa opção e estilo de vida: a de ser feliz independentemente de tudo.

Ser feliz é uma responsabilidade mas também um trabalho diário. É o saber ver as diferentes perspectivas e lados de uma mesma coisa. É aprender a dar volta quando é necessário ou resolver e corrigir o que está menos bem. Ser feliz é o objectivo das mudanças e dos nossos atos. Mas não amanhã. Hoje. Escolhemos hoje ser felizes e lidar com o que surge desta forma.

Este mês aqui na clínica queremos que tudo o que lhe faz bem seja um modo de vida e uma escolha. Não queremos que seja temporário nem que fique guardado para um futuro que não chega.

Queremos que seja hoje. Agora.